A importância do Sono

Gostaríamos de Agradecer Andressa Isola, Diretora do instituto mãe, por esta contribuição.

Não podemos deixar de falar de sono sem falar em rotina. Para mim, uma das coisas mais importantes para se ter sucesso no sono do bebê é implementar rotina desde de cedo.

Rotina não é bom só para criança mas sim para família no geral.

Mas antes de falar em rotina, acho importante alinhar as expectativas em relação ao sono do bebê.

O Bebê cresce e se desenvolve na barriga da mãe, escurinho, quentinho e sentindo sempre os movimentos da mãe, dorme, acorda e até sonha ao longo do seu desenvolvimento no ventre de sua mãe.

Quando nasce (quase) tudo muda!

Assim como os adultos, os bebês passam por diferentes ciclos de sono. Um bebê recém-nascido, dorme cerca de 16 a 17 horas por dia em blocos de 1 a 4 horas por vez. Passam cerca de 1 a 2 horas acordado e quase sempre em sono REM que é a fase de sono chamada leve (rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos) por isso pode acordar mais facilmente.

O ciclo de sono dos recém-nascidos, dura em média, de 50 a 60 minutos, e no começo acordam mais vezes por conta das mamadas.

 

 

Mas a boa noticia, é que por volta dos 3 meses o intervalo entre as refeições aumenta e o padrão de sono se estabiliza, fazendo com que o bebê passe a ter períodos de sono mais longos, algo em torno de 1h30.

Costumo dizer, que quando os pais tem consciência do que vem pela frente, se tornam menos ansioso e conseguem com mais cautela atender as necessidades do bebê.

Por isso, a primeira dica que costumo dar, é que os 3 primeiros meses devem ser encarados como um período transitório e de adaptação e tentar ao máximo proporcionar um ambiente mais próximo ao que ele estava acostumado a viver na barriga da mãe, deixando o bebê mais calmo e seguro.

Dicas para proporcionar esse ambiente:

  • Faça temakinhos (ou charutinhos) e envolva o bebê;
  • Use ruídos brancos;
  • Proporcione sempre um ambiente de sono seguro para o bebê (colchões firmes, roupas de cama sempre abaixo do peito do bebê e bem presas embaixo do colchão e evitar brinquedos dentro do berço);
  • Bebês devem sempre dormir de barriga para cima.

Agora que você conseguiu entender um pouquinho sobre as fases de sono do bebê e criou expectativas reais, podemos falar sobre ROTINA.

Quando eu era pequena, minha mãe sempre foi muito metódica com a minha rotina e da minha irmã, e claro que como toda criança achava muito chato. Porém depois que me tornei mãe e estudei sobre o Sono Materno Infantil, entendi a grande importância da ROTINA na vida das famílias. Como mencionei anteriormente, a rotina não serve só para o bebê, mas para família como um todo. Ela traz segurança e estabilidade a vida da criança e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desorganizada pode causar.

Bebês e crianças que tem uma rotina pré-estabelecida, são menos ansiosas pois sabem o que vai acontecer em cada etapa do seu dia.

Com bebês menores, pode ser mais difícil implementar a rotina, mas por volta dos 3, 4 meses que eles começam a ter um padrão de sono e alimentação mais regular, fica mais fácil de estabelecer a rotina aos poucos.

Sugiro que a família comece a implementar a rotina mesmo antes dos 3 meses, para que quando o bebê chegue nessa idade, os pais já estejam adaptados a nova rotina, que até então, era um pouco diferente.

O que entende-se como rotina diária: dormir, acordar, comer, brincar e tomar banho de sol.

Os bebês ainda não diferenciam dia da noite, e os pais serão os responsáveis por orientá-los nesse sentido.

Durante a noite, mantenha o quarto tranquilo, silencioso e o mais escuro possível. Ao precisar trocar a fralda ou alimentar o bebê, use uma luz suave.

Durante o dia, um pouco de luz natural no quarto do bebê e rotina da casa devem permanecer iguais.

Se o bebê chorar ou se mexer muito enquanto dorme, evite fazer barulho ao entrar no quarto ou conversar com bebê para que ele possa voltar a dormir novamente.

Um acessório super útil e que irá ajuda-los a não atender tão rapidamente ao primeiro sinal, é a babá eletrônica com câmera. Com ela, você poderá ver o que esta acontecendo no quarto do bebê sem precisar despertá-lo, em alguns casos, eles voltam a dormir novamente. 

COMO CRIAR BONS HÁBITOS (PARA TODAS AS IDADES)

  • Promova a rotina diária;
  • Respeite os horários da criança;
  • Entenda os sinais de sono do seu filho (bocejando ou coçando o olho)
  • Coloque o bebê para dormir, ainda sonolento;
  • Evite estímulos mecânicos para o bebê pegar no sono, como ninar, andar de carro ou dar o peito;
  • Promova um ambiente de sono calmo e acolhedor;
  • Dê carinho, afeto e atenção.

Para crianças maiores, organize a rotina de acordo com os horários da escola e atividades extras como natação, bale e judô.

Determine horários para alimentação, brincadeiras, higiene pessoal, descanso, hora da leitura e horário para dormir.

Não precisam ser horários britânicos, mas sempre próximos diariamente.

Crianças que crescem com rotina estabelecida, desenvolvem autonomia e responsabilidade e segurança.

Bons Sonhos!

Andressa Isola

Diretora do Instituto Mãe – www.institutomae.com (11) 9.4369-1112

Consultora de Sono Materno Infantil e Baby Planner, pela IMPI – International Maternity Parenting Institute.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(11) 5536-9298
Rua Otávio Tarquínio de Souza, 1.045 – Campo Belo
04.613-003 – São Paulo, SP
casaamarela@casaamarelafestas.com.br

Todos os Direiros Reservados (C) Copyright 2018. Casa Amarela Festa. Optimized by